:: LIMOEIRO DO NORTE na tela do seu computador :: Farmácia de plantão neste sábado (25/12), em Limoeiro do Norte - DROGARIA PAGUE MENOS ::: PRINCESA DO VALE A história de Limoeiro do Norte ::: VÍDEO Morros e a "Gruta de Lampião" ::: "RIO DAS ONÇAS" Conheça um pouco da história do Rio Jaguaribe ::: ACERVO HISTÓRICO Museu da Igreja Catedral ::: REI DO CANGAÇO 70 anos da morte de Lampião ::: CHAPADA DO APODI Uma das terras mais férteis do país ::: FUTEBOL Limoeiro FC é campeão da Segundona 2009 ::: HISTÓRIA Açude Orós, 26 de março de 1960 ::: ARTES Márcio Mendonça, sua arte e trajetória ::: CAMINHO DAS ÁGUAS Açude Castanhão ::: HISTÓRIA A morte de Dom Aureliano Matos ::: VIOLÊNCIA 18 de Setembro de 2003: Chacina em Limoeiro do Norte ::: 30 DE JUNHO DE 2003 Assassinato do radialista Nicanor Linhares ::: Obrigado pela visita e continue acessando nosso blog...

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Morre professor e escritor Aécio de Castro

Faleceu na madrugada deste sábado (13/08) o professor e escritor Francisco Aécio de Castro, em Limoeiro do Norte. O homem que viveu da leitura, da literatura, da feitura, da docência, do saber, deixa sua cidade que ajudou a identificá-la “Princesa do Vale” em pleno período de comemorações literárias.

Tenente do Exército, agrônomo, carnavalesco dos anos 70, visionário do que limoeiro deve ter, ser, Aécio fundou o Blogo Jaguar (foi  homenageado este ano no pré-carnaval Balançando Limoeiro), fez poesia, lançou livros, participou por décadas na implementação do Colégio Diocesano, um dos principais da região jaguaribana, dirigiu o Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) de Limoeiro, fomentou a criação dos Jogos Olímpicos Jaguaribanos, ainda novidade para Interior do Ceará, foi Secretário da Cultura, imortalizou-se na Academia Limoeirense de Letras, sendo seu primeiro presidente.

Aécio era, principalmente, um professor. De que? De tudo, muito, feito os antigos filósofos que passeavam por todas as ciências. E uma boa penca de professores que hoje fazem história foram seus alunos. Que o diga o médico, poeta, professor universitário e doutor pela Universidade de Bolonha e professor nas universidades de Bonn, Colônia e Munique (Alemanha) José Valdez de Castro:

Tive a honra de ser aluno de Aécio de Castro e tenho mais honra ainda de estar a ele ligado por laços de sangue. Por meio dele, adquiri bons conhecimentos de Biologia, em especial de Genética, tão úteis para minha vida científica. Agrônomo, (e dizia-se na época que era o mais competente e preparado Engenheiro Agrônomo do Ceará), renunciou a um possível futuro brilhante se viesse a atuar no mundo acadêmico no Sul do Brasil, para dar muito de si em prol da terra que nos viu nascer. E entregou-se de corpo e alma à Educação.

Sempre à frente do seu tempo, como Educador transmitiu-nos a noção de que Educação não existe para tornar as pessoas mais inteligentes, cultas e criativas, mas, que aplicação mais valiosa do conhecimento e da instrução é de nos ajudar a entender a importância da dedicação das pessoas a atos mais saudáveis e de implantação da disciplina em nossa mente.

O Mestre doutor Aécio de Castro sempre esteve presente e vibrante em todos os movimentos sociais, educacionais e esportivos da nossa Princesa do Vale (quem não se lembra do seu papel ao lado do grande mestre Padre Pitombeirae do saudoso Zenilson Osterne, nas históricas Olimpíadas Estudantis Jaguaribanas?) . Rotariano da melhor estirpe, seguiu o lema de Paul Harris: “Quem não vive para servir, não serve para viver”. Cultor das artes, em especial da literatura e da música (já se falou, alhures, que nos aproximamos de Deus quando nos entregamos ao deleite musical), liderou, ao lado de idealistas de escola, um movimento vitorioso pela criação da Academia Limoeirense de Letras, enfrentando dificuldades, Cenáculo Literário, hoje dos mais atuantes no Ceará, ao qual tenho a honra de pertencer.   Muito se poderia escrever sobre a trajetória gloriosa do doutor Aécio de Castro. Ao fazermos este modesto registro, creia o estimado e inesquecível amigo,que,todos nós,limoeirenses, em uníssono, dizemos o nosso ‘Muito Obrigado’”.

Aécio de Castro faleceu na madrugada de sábado em um leito do Hospital São Raimundo,em Limoeiro. Era fumante compulsivo, e teve degeneração de seus pulmões. O texto de Jose Valdez de Castro foi produzido um ano atrás, quando seu mestre completava 71 anos de idade. Seu corpo é velado na Academia Limoeirense de Letras. Sepultamento ao entardecer.

Fonte: Blog Diário Vale do Jaguaribe, por Melquíades Júnior / Foto: TV Jaguar

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...