:: LIMOEIRO DO NORTE na tela do seu computador :: Farmácia de plantão neste sábado (25/12), em Limoeiro do Norte - DROGARIA PAGUE MENOS ::: PRINCESA DO VALE A história de Limoeiro do Norte ::: VÍDEO Morros e a "Gruta de Lampião" ::: "RIO DAS ONÇAS" Conheça um pouco da história do Rio Jaguaribe ::: ACERVO HISTÓRICO Museu da Igreja Catedral ::: REI DO CANGAÇO 70 anos da morte de Lampião ::: CHAPADA DO APODI Uma das terras mais férteis do país ::: FUTEBOL Limoeiro FC é campeão da Segundona 2009 ::: HISTÓRIA Açude Orós, 26 de março de 1960 ::: ARTES Márcio Mendonça, sua arte e trajetória ::: CAMINHO DAS ÁGUAS Açude Castanhão ::: HISTÓRIA A morte de Dom Aureliano Matos ::: VIOLÊNCIA 18 de Setembro de 2003: Chacina em Limoeiro do Norte ::: 30 DE JUNHO DE 2003 Assassinato do radialista Nicanor Linhares ::: Obrigado pela visita e continue acessando nosso blog...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Limoeirense desenvolve cálculo que ajuda a prevê terremotos e recebe prêmio na Inglaterra

Cearense de Limoeiro do Norte é o primeiro matemático brasileiro a receber um prêmio da renomada academia Telesio-Galilei, na Inglaterra. O nome de Djairo é citado em mais 2.000 em trabalhos científicos pelo mundo. Atualmente ele mora em São Paulo e roda o mundo dando aulas e palestras. “Com um modelo do fenômeno e com a equação você pode extrapolar o que vai acontecer no futuro quando uma placa (tectônica) vibrar”, explica o matemático. 

É o que se pode chamar do sertanejo que chegou longe. Mas não há chegada para quem dedica a vida para estudar e ensinar enquanto há vida. O professor doutor Djairo Guedes de Figueiredo ajudou a desenvolver cálculos matemáticos usados em todo o mundo na previsão de movimento das placas tectônicas (imensos blocos  sobre os quais estamos, e quando eles se movimentam tudo treme!). Graças ao desenvolvimento da teoria, Djairo Guedes é o primeiro matemático brasileiro a receber um prêmio da renomada academia inglesa Telesio Galilei. O prêmio “Telesio-Galilei Gold Medal 2011″ por suas inúmeras contribuições à Matemática.

O doutor em matemática ajudou a desenvolver a chamada ‘equação diferencial parcial elíptica’. O estudo trabalha na previsão de movimento das placas tectônicas e, assim, a probabilidade e intensidade dos terremotos no mundo. Djairo e seu trabalho já foram citatos em mais de dois mil artigos científicos pelo mundo.




“Estudar com prazer” 

Quando fala de Limoeiro, Dr. Djairo Guedes ressalta a importância histórica do município ser sede do bispado. “Quando eu era criança, Limoeiro teve uma coisa muito importante, a vinda do bispado. E Dom Aureliano foi uma pessoa muito importante na cidade. Na época não tinha ginásio, era só o curso primário, Dom Aureliano criou o ginásio, e eu com 11 anos pude já continuar os meus estudos”, afirma.

Djairo mora em São Paulo e dá aulas e palestras em todo o mundo. O cearense de sucesso explica que “o aluno tem que estudar mais do que é oferecido na escola. Para ele ir pra frente tem que estudar. Agora, tem que fazer isso com prazer”.

Informações: Blog Diário do Nordeste, por Melquíades Júnior
Colaboração: Maria de Fátima Maia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...